sábado, 28 de setembro de 2013

Como um Professor pode se tornar um Líder na Sala de Aula

Aprenda como desenvolver a liderança com sua turma. O que um professor deve fazer para se tornar um líder na sala de aula. Quais são as habilidades que um professor deve desenvolver para se tornar um líder junto aos alunos.



Você se considera um professor líder? Caso sim, em que situações você percebe que está exercendo a liderança em sala de aula? Como sabe que se trata de liderança e não de controle?


Se você não se considera um professor líder, que habilidades acredita que deve desenvolver para tornar-se um? Que conhecimentos acha que necessita adquirir?

Ou talvez você esteja agindo em sala de aula sem perceber que é um professor líder. Como tomar consciência disso e melhorar sua capacidade de liderança?

Num grupo tão vasto e heterogêneo como a classe docente é natural que se encontre diferentes níveis de conhecimento sobre liderança e distintos graus de autoconhecimento a respeito das habilidades que se possui para liderar.

Alguns professores são líderes conscientes. Conhecem suas habilidades de liderança, sentem-se seguros em exercê-la e possuem uma compreensão muito mais ampla e profunda do papel do professor na escola.

como o professor pode se tornar um líder na sala de aula

Outros são líderes inconscientes, professores que exercem a liderança, sem muitas vezes saber que o fazem ou como o fazem. Não se apercebem de suas habilidades quando as estão colocando em prática e nem vinculam a elas os resultados obtidos com sua turma.

Há também aqueles que lutam com dificuldade para ganhar a liderança da classe e sentem-se desaparelhados para tal. Sentem-se frustrados e derrotados, não vislumbrando saída alguma dessa situação.

Por último, existem aqueles professores que não se importam com o desenvolvimento da liderança. Não a vêem como um atributo do professor, pois entendem que o seu papel é cumprir ordens e controlar a turma para ajustá-la ao padrão desejado pela direção da escola. Sugiro a leitura do artigo O Professor Líder - Liderança na Escola e na Sala de Aula para que entenda qual o papel de liderança que o professor deve desempenhar na escola e na sala de aula.

A grande verdade é que não há como assumir uma sala de aula sem colocar-se numa posição que exige algum grau de liderança. A própria atividade de professor em si é uma atividade de liderança. Sem liderança o professor não é plenamente um professor.
Como então ampliar esse grau de liderança? Que tipo de postura um professor deve assumir para que seja visto como um líder? Quais atitudes e estratégias ajudam o professor a se tornar um líder em sala de aula?

Habilidades para conquistar a liderança junto aos alunos

De uma lista bastante extensa de habilidades podemos destacar algumas que são imprescindíveis para que um professor seja um diferencial na escola, conquistando a liderança junto aos alunos do século XXI. São elas:

Estabelecer conexão

Criar pontos de contato com o universo dos alunos. Aproximar-se de sua cultura, de seus referenciais de mundo, demonstrando interesse pela vida deles. Douglas Conant, autor do best-seller TouchPoints: Criando conexões poderosas a cada momento, detalha sua Teoria dos Pontos de Contato na qual sugere que um líder deve demonstrar à sua equipe o quanto se importa com ela, fazendo de cada bate papo um momento de troca de experiências.

Ouvir

Uma das melhores formas de trazer uma pessoa para si é ouvi-la. Ouvir ativamente é demonstrar, por meio de gestos e expressões, que você está prestando atenção e se importando com que o outro está dizendo. Isso aplicado aos alunos faz com que se sintam encorajados a falar e reforça o canal de conexão e comunicação tão necessário para que se exerça liderança sobre eles.

Criar empatia

É colocar-se no lugar do aluno. Não no sentido de abandonar sua posição de professor para se tornar coleguinha deles. É a habilidade de perceber informações sutis fornecidas por eles, de maneira a identificar com exatidão o que estão sentindo e pensando. É também mostrar seu lado humano e o quanto ele pode orientar os alunos. Segundo estudo realizado em 2005 pelo Centro de Educação Executiva Mount Eliza, da Melbourne Business School, nos EUA, de uma lista de 20 características exigidas num líder, a empatia aparece em quarto lugar.

Identificar necessidades

Boa parte dos professores se preocupa exclusivamente em atender às necessidades da escola, ignorando as demandas dos alunos. Um professor líder consegue ajustar às necessidades da turma às da escola e fazer disso uma causa positiva e motivadora para o grupo.

Compartilhar decisões

Os alunos do século XXI não reagem bem ao autoritarismo. Existem algumas decisões que são de competência apenas do professor e cuja responsabilidade deve ser assumida apenas por ele. Mas há outras que ele pode compartilhar com a classe e desenvolver o espírito democrático no grupo.

Criar um ambiente descontraído e motivador

O ambiente da sala de aula deve ser o mais leve possível. Eles passam lá metade do dia e, sem sombra de dúvida, a aprendizagem se dá melhor quando não há tensões, imposições de força ou pressões morais. Lembre-se, o ambiente é, em parte, responsável por moldar comportamentos. E o seu é o exemplo a ser seguido.

Comunicar de forma verbal e não-verbal

Usar de todos os canais e formas possíveis de comunicação além da verbal contribuirá com a primeira habilidade que é a de estabelecer conexão. É sabido que as informações cinestésicas e visuais se sobrepõem às verbais. Para essa habilidade sugiro a leitura de Comunicação e Linguagem na sala de aula - PNL para professoresonde explico como a programação neurolinguística conhecida popularmente por PNL pode ajudar o professor a se comunicar melhor com seus alunos

Cada uma dessas habilidades necessita de uma exploração mais profunda e abrangente. Para tanto, é necessário que o professor se instrumentalize por meio de cursos de liderança, motivação, coaching, mentoring a fim de poder exercê-las com propriedade, segurança e eficácia.

Ao investir em um Curso de Liderança para Professores você entenderá como a figura do professor como um líder pode ajudar na educação de crianças, jovens e adolescentes.

Marcelo Leandro de Campos personal coach e palestrante
Carlos Harmitt é graduado em Ciências Biológicas e possui Mestrado em Educação e Administração Escolar pela UNESP - Rio Claro. Tem 20 anos de experiência na área de Educação, atuando como professor e coordenador pedagógico em instituições de ensino públicas e particulares. Seus estudos se baseiam na Cultura Organizacional das instituições de ensino, na Programação Neurolinguística (PNL) aplicada ao processo Ensino-Aprendizagem e no desenvolvimento de treinamentos para professores focando a Liderança e Excelência na cidade de Rio Claro e região.

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