O que destrói a humanidade?
Política, sem princípios; Prazer, sem compromisso; Riqueza sem trabalho;
Sabedoria sem caráter; Negócios sem moral; Ciência sem humanidade; Oração sem caridade.
Mahatma GandhiPolítica, sem princípios; Prazer, sem compromisso; Riqueza sem trabalho;
Sabedoria sem caráter; Negócios sem moral; Ciência sem humanidade; Oração sem caridade.
REFLEXÃO: Entender que o pedagogo realiza a dimensão política na prática educativa, preparando o cidadão para a vida na polis, transmitindo saber acumulado e levando a novos saberes; tecnicamente significa dizer, que a criação de conteúdos e técnicas que possam garantir a apreensão do saber pelos sujeitos e a atuação no sentido da descoberta e da invenção.
SIMULADO
01.
(VUNESP/2013) De acordo com Rios, é correto afirmar que
(A) a contradição é inerente
à escola, pois, ao mesmo tempo, ela mantém e transforma a sociedade.
(B) as diversas instituições
sociais não têm como objetivo primordial a preservação e a transmissão da
cultura.
(C) o processo de educar não
pode ser definido como processo de transmissão de cultura, não é essa a função
da escola.
(D) a educação é atribuição
única e exclusiva da escola, não estando presente em todas as instituições
sociais.
(E) a escola enquanto
instituição tem sido, na sociedade capitalista, o espaço de inserção dos
sujeitos nos valores da classe dominada.
02. (VUNESP/2013) Rios defende
o ponto de vista de que a escola
(A) tem sido eficiente e
eficaz, pois, atualmente, tem estado a serviço da classe oprimida, veiculando a
ideologia dessa classe.
(B) é a alavanca da mudança
social, porque, por estar fora da dinâmica social, ela pode mudar a estrutura
da sociedade.
(C) é o espaço de
transmissão sistemática do saber historicamente acumulado pela sociedade, fonte
de apropriação da herança social.
(D) falha em sua função
social porque tem apenas reproduzido os valores da sociedade capitalista no
âmbito escolar.
(E) possui autonomia
absoluta, por isso não pode funcionar como “aparelho” privilegiado para a
inculcação ideológica.
03. (VUNESP/2013) Rios,
referindo-se ao trabalho de boa qualidade e competente a ser feito pela
docência, afirma que a dimensão __________________ diz respeito à orientação da
ação, fundada nos
princípios do respeito, da solidariedade e da
justiça, na direção da realização de um bem coletivo.
Assinale a alternativa que, de acordo com a autora,
preenche corretamente a lacuna do texto.
(A) ética
(B) política
(C) antropológica
(D) técnica
(E) estética
04. (VUNESP/2014) Em sua obra
Ética e Competência, Rios (2011) reflete
sobre o projeto educacional e seu processo de elaboração, o qual
implica confrontar o que temos com o
que queremos, em relação ao trabalho
educativo escolar. Nessa reflexão, a autora aborda a utopia como
(A) idealização que impede
os educadores de verem a realidade e de nela atuarem.
(B) metas impossíveis que
têm desviado os educadores de enxergar e realizar aquilo que é possível.
(C) grandes ideais da
humanidade, que ressurgem em momentos de crise social sem alcançar efeitos
práticos.
(D) ideais ainda não
realizados, mas que sinalizam “ao caminhante” a direção desejada.
(E) empecilho à eficiência
do planejamento educacional na escola pública, por roubar-lhe a objetividade.
05. (VUNESP/2014) Rios (2011),
desafiada pelas questões que envolvem a
qualidade da educação pública e, por consequência,
a formação dos professores, inicial e continuada, contribui com uma
reflexão filosófica a respeito da competência docente. Afirma
que ser competente é “saber fazer bem o dever” e aprofunda a discussão sobre a
competência do trabalho docente como aquela que
(A) se enraíza na formação
inicial, preponderantemente, cabendo, ao exercício da
profissão, apenas sua manutenção.
(B) se relaciona fortemente
com a vocação, responsável pela dedicação aos educandos e a seu desenvolvimento
ético.
(C) se manifesta na ação e
se constrói explorando limites e possibilidades da
realidade, no diálogo entre educadores.
(D) é própria de cada
profissional, pois é motivada pelo compromisso político de
cada um e tem natureza técnico-pedagógica e
individual.
(E) responde pela qualidade
do ensino na escola pública e, por isso, depende de política salarial, com
bônus aos mais dedicados.