segunda-feira, 17 de agosto de 2015

ATPC - DIA 17/08/2015



O que destrói a humanidade?

Política, sem princípios; Prazer, sem compromisso; Riqueza sem trabalho;
Sabedoria sem caráter; Negócios sem moral; Ciência sem humanidade; Oração sem caridade.
Mahatma Gandhi


REFLEXÃO: Entender que o  pedagogo realiza a dimensão política na prática educativa, preparando o cidadão para a vida na polis, transmitindo saber acumulado e levando a novos saberes; tecnicamente significa dizer, que a criação de conteúdos e técnicas que possam garantir a apreensão do saber pelos sujeitos e a atuação no sentido da descoberta e da invenção.






SIMULADO

01. (VUNESP/2013) De acordo com Rios, é correto afirmar que

(A) a contradição é inerente à escola, pois, ao mesmo tempo, ela mantém e transforma a sociedade.
(B) as diversas instituições sociais não têm como objetivo primordial a preservação e a transmissão da cultura.
(C) o processo de educar não pode ser definido como processo de transmissão de cultura, não é essa a função da escola.
(D) a educação é atribuição única e exclusiva da escola, não estando presente em todas as instituições sociais.
(E) a escola enquanto instituição tem sido, na sociedade capitalista, o espaço de inserção dos sujeitos nos valores da classe dominada.

02. (VUNESP/2013) Rios defende o ponto de vista de que a escola

(A) tem sido eficiente e eficaz, pois, atualmente, tem estado a serviço da classe oprimida, veiculando a ideologia dessa classe.
(B) é a alavanca da mudança social, porque, por estar fora da dinâmica social, ela pode mudar a estrutura da sociedade.
(C) é o espaço de transmissão sistemática do saber historicamente acumulado pela sociedade, fonte de apropriação da herança social.
(D) falha em sua função social porque tem apenas reproduzido os valores da sociedade capitalista no âmbito escolar.
(E) possui autonomia absoluta, por isso não pode funcionar como “aparelho” privilegiado para a inculcação ideológica.

03. (VUNESP/2013) Rios, referindo­-se ao trabalho de boa qualidade e competente a ser feito pela docência, afirma que a dimensão __________________ diz respeito à orientação da ação, fundada nos
princípios do respeito, da solidariedade e da justiça, na direção da realização de um bem coletivo.

Assinale a alternativa que, de acordo com a autora, preenche corretamente a lacuna do texto.
(A) ética
(B) política
(C) antropológica
(D) técnica
(E) estética

04. (VUNESP/2014) Em  sua  obra  Ética  e  Competência,  Rios  (2011)  reflete sobre o projeto educacional e seu processo de elaboração,  o  qual  implica  confrontar  o  que  temos  com  o  que queremos,  em  relação  ao  trabalho  educativo  escolar. Nessa reflexão, a autora aborda a utopia como

(A) idealização que impede os educadores de verem a realidade e de nela atuarem.
(B) metas impossíveis que têm desviado os educadores de enxergar e realizar aquilo que é possível.
(C) grandes ideais da humanidade, que ressurgem em momentos de crise social sem alcançar efeitos práticos.
(D) ideais ainda não realizados, mas que sinalizam “ao caminhante” a direção desejada.
(E) empecilho à eficiência do planejamento educacional na escola pública, por roubar-lhe a objetividade.

05. (VUNESP/2014) Rios  (2011),  desafiada  pelas  questões  que  envolvem  a qualidade  da  educação pública  e,  por consequência,  a formação dos professores, inicial e continuada, contribui com  uma reflexão filosófica  a respeito  da  competência docente. Afirma que ser competente é “saber fazer bem o dever” e aprofunda a discussão sobre a competência do trabalho docente como aquela que

(A) se enraíza na formação inicial, preponderantemente, cabendo,  ao  exercício  da  profissão,  apenas  sua manutenção.
(B) se relaciona fortemente com a vocação, responsável pela dedicação aos educandos e a seu desenvolvimento ético.
(C) se manifesta na ação e se constrói explorando limites  e  possibilidades  da  realidade,  no  diálogo  entre educadores.
(D) é própria de cada profissional, pois é motivada pelo compromisso  político  de  cada  um  e  tem  natureza técnico-pedagógica e individual.

(E) responde pela qualidade do ensino na escola pública e, por isso, depende de política salarial, com bônus aos mais dedicados.

ATPC - DIA 10/08/2015



Não basta saber ler que "Eva viu a uva". É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho. 
Paulo Freire

REFLEXÃO: a inclusão, permanência, progressão e sucesso escolar de alunos com necessidades educacionais especiais em classes comuns do ensino regular representam a alternativa mais eficaz no processo de atendimento desse alunado.


Dispõe sobre a educação escolar de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas da rede estadual de ensino e dá providências correlatas


SIMULADO 

01. (VUNESP/2014) Os docentes da EEEFM “Olavo Bilac”, em horário de trabalho pedagógico, discutiram alguns conceitos e prescrições legais relativos ao atendimento de alunos com altas habilidades/superdotação, no campo acadêmico, conforme a Política Nacional de Educação Especial (2008), a Resolução SE n.º 11/2008 (alterada pela Resolução SE n.º 31/2008) e a Resolução SE n.º 81/2012.
Com  a  leitura  e  os  debates,  chegaram  à  compreensão dos  conceitos  e  preceitos  legais  constantes dos documentos citados, os quais explicitam que os alunos com altas habilidades/superdotação, no campo acadêmico,

(A)  têm a possibilidade de matrícula em ano mais avançado, com aceleração/avanço de estudos compatível com seu desempenho escolar, independentemente de sua maturidade socioemocional, não podendo o avanço ultrapassar, em qualquer caso, 1(um) ano da sua idade ou do ano do segmento de ensino em que
se encontrem matriculados.

(B) devem ser matriculados em classes comuns e realizar as mesmas tarefas acadêmicas que os demais alunos, devendo desenvolver atividades lúdicas, quando sentirem desinteresse pelas aulas. Se  o desinteresse persistir, eles terão novas atividades no contraturno das aulas regulares para seu melhor atendimento e realização de seu potencial.

(C) são  dotados  de  facilidade  de  aprendizagem,  dominando rapidamente   conceitos,   procedimentos e habilidades. Por isso, devem ser matriculados em classes comuns e não podem ser denominados portadores de necessidades especiais, nem atendidos pela Educação Especial, entretanto, podem usufruir do processo de aceleração, nos termos legais.

(D) devem ser atendidos  pela  Educação  Especial e matriculados em classes comuns, assegurando-lhes,
após avaliação de rendimento e de maturidade, trabalho  escolar  adequado  à  especificidade  de  suas necessidades educacionais e com possibilidade de aceleração/avanço  de  estudos,  que  ultrapasse  até dois anos da sua idade.

(E) podem ser atendidos pela Educação Especial, sempre  articulada  às  atividades  da  classe  comum  em que estão matriculados, mas sem a possibilidade de aceleração/avanço que assegura matrícula em ano mais adiantado em cuja turma os alunos têm idade superior à sua, pois isso ocasionaria  prejuízos  por desajustes emocionais.


02. (VUNESP/2013) Nos termos da Resolução SE n.º 11/2008, caberá ao professor de Educação Especial, além do atendimento prestado ao aluno,

(A) cuidar das merendeiras para o preparo de refeições balanceadas.

(B)
 orientar o Coordenador sobre a condução de reuniões de pais e mestres.

(C)
 evitar a participação na elaboração da proposta pedagógica da escola.

(D)
 oferecer apoio técnico-pedagógico aos professores de classe comum.

(E)
 prestar atendimento direto aos responsáveis pelos alunos, bem como à comunidade.


03. (VUNESP/2013) Nos termos da Resolução SE n.º 11/2008, em seu art. 10, inciso III, na organização dos Serviços de Apoio Especializado (Sapes) nas Unidades Escolares, observar-se-á que o apoio oferecido aos alunos, em sala de recursos ou no atendimento itinerante, terá como parâmetro o desenvolvimento de atividades que não deverão ultrapassar

(A) a carga horária do professor.

(B)
 a 4 aulas diárias.

(C)
 a 8 aulas diárias.

(D)
 ao proposto pelo psicólogo.

(E)
 a 2 aulas diárias.