sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Novidades da série

A passagem entre séries pode ser bem tranquila. Para tanto, vale organizar visitas monitoradas e bate-papos entre alunos e professores

Diego Braga Norte



Foto: Cristiano Mariz
FIM DAS DÚVIDAS A professora Anne Karine Miranda fala sobre os conteúdos do 6º ano com alunos do 5º. Foto: Cristiano Mariz
"O sentimento que prevalece, especialmente no primeiro mês, é o medo." Alessandra Nascimento, professora de Língua Portuguesa do Instituto de Educação Integral (Inei), unidade Lago Sul, em Brasília, descreve dessa maneira o comportamento das crianças que acabam de sair do 5º e chegam ao 6º ano. E é natural os alunos se sentirem assim. Afinal, a nova série traz uma lista considerável de desafios quando comparada à anterior. O mais importante é a escola encontrar maneiras de atenuar as dificuldades, auxiliando na adaptação. Interações entre alunos e professores, visitas monitoradas às novas instalações e adoção de hábitos de organização são pontos-chave para fazer a mudança - inevitável e necessária - sem contratempos.

A primeira diferença entre as duas etapas é a maior quantidade de professores. Depois de conviver com apenas um educador em sala de aula durante anos, a troca para até oito deles parece algo bem difícil. Por isso, a professora de Ciências Anne Karine Miranda, também do Inei, faz questão de participar de rodas de conversa com as classes de 5º ano. Nessas ocasiões, Anne fala sobre as tarefas e as avaliações de sua disciplina, antes mesmo de começar a lecionar para a turma.