quarta-feira, 22 de janeiro de 2014
A IMPORTÂNCIA DA LIÇÃO DE CASA
Todo profissional que atua na área da educação deve ter em mente o quanto o dever que o aluno leva para casa é fundamental no processo de aprendizagem. Segundo dados coletados através de pesquisas, 43,2% dos alunos que não realizam essa atividade de forma devida apresentam os piores desempenhos nos estudos.
Partindo desse pressuposto, surge então a necessidade de repensar, enquanto educador, na questão das lições que são enviadas para casa, bem como a forma que o aluno está sendo orientado a realizar tais atividades.
Com essa preocupação, a lição de casa tem sido alvo de reflexão ao se referir ao processo ensino-aprendizagem. Muitas vezes a lição de casa é enviada apenas para preencher o tempo do aluno.
Enquanto educador sugere-se que ao aplicar um conteúdo deve-se observar as dificuldades que os alunos apresentam durante o momento da explicação de forma que ao elaborar as atividades que serão enviadas para casa, essas abordem o necessário para que seus alunos compreendam com clareza o conhecimento no qual se deseja transmitir.
O ideal é que as estratégias sejam bem definidas tornando os alunos capazes de fazerem a diferença, no sentido de consolidar os conteúdos apresentados em classe, de forma que tenham um bom desempenho na evolução da aprendizagem.
Ressalta-se que o professor ao elaborar suas atividades deve construí-las no sentido de criar estratégias e objetivos que irão propiciar um melhor aprendizado para o aluno.
Além disso, o professor pode e deve orientar seus alunos, ensinando-lhes qual a melhor forma de estudar no ambiente de casa, atingindo os reais objetivos que são propostos de acordo com cada atividade.
O ideal é que ao iniciar a construção das atividades escolares, tenha como ponto de partida o planejamento, visto que ele dará o suporte necessário.
As atividades devem ser desafiadoras, porém compreensíveis aos alunos, os conteúdos pedagógicos devem ser bem definidos de forma que as estratégias sejam bem específicas.
E, finalmente, ter a consciência de que lições de casa não foram criadas apenas para preencher o tempo do aluno em casa, mas sim com um objetivo real e importante para o desenvolvimento do aluno no processo educacional.
Após passar horas na escola o estudante chega em casa e quer apenas descansar e se divertir. Mas, engana-se quem pensa e age desta forma; em casa ele deve continuar os estudos através da lição de casa.
Quando a lição de casa vira um hábito, sendo realizada todos os dias, o aluno obtém um desempenho melhor em sala de aula e, consequentemente, a nota aumenta. A tarefa é essencial para o estudante que, além de se desenvolver psicologicamente, acaba criando uma rotina e se tornando uma pessoa mais organizada. O dever de casa auxilia o estudante a guardar o ensinamento que foi passado em sala de aula, aumentando o entendimento do tema.
Este também é o momento de se aproximar mais dos pais, gerando uma interação entre a família. Através da lição de casa os pais ficam informados sobre o conteúdo que está sendo ministrado para o filho na escola, como está o seu desempenho em sala de aula e em quais matérias ele tem mais dificuldade.
A tarefa de casa serve para completar o trabalho feito pelo professor em sala de aula. Ao corrigir o dever de casa, o professor saberá quais são os obstáculos do aluno e tentará solucioná-los.
O estudante deve ter um local próprio para o estudo em casa. O ideal é que ele faça a tarefa em uma mesa, num ambiente arejado e que tenha um espaço para guardar os livros e cadernos. Por se tratar de uma atividade complementar, a lição de casa não deve ocupar todo um período. O tempo de estudo depende da idade do estudante e pode variar entre uma e duas horas diárias.
Os pais não devem apenas cobrar dos filhos, mas ajudá-los. É importante acompanhar a correção da lição de casa feita pelo professor, perguntar se ele entendeu o erro e elogiar os acertos. Não é apenas o aluno que deve cumprir com a sua parte, os pais também devem participar. Vale ressaltar que a lição de casa é um exercício que o aluno deve fazer sozinho, para que o professor descubra quais são suas dificuldades.
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