Que tal ler atentamente o quadro com as formas de avaliação mais comuns
e encontrar as que, misturadas melhor se adaptam à realidade de suas turmas?
Com certeza, a aprendizagem dos alunos deixará de ser apenas um número -
vermelho ou azul - num quadradinho do diário.
Prova
objetiva
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definição
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Série
de perguntas diretas, para respostas curtas, com apenas uma solução possível
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função
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Avaliar
quanto o aluno apreendeu sobre dados singulares e específicos do conteúdo
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vantagens
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É
familiar às crianças, simples de preparar e de responder e pode abranger
grande parte do exposto em sala de aula
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atenção
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Pode
ser respondida ao acaso ou de memória e sua análise não permite constatar
quanto o aluno adquiriu de conhecimento
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planejamento
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Selecione
os conteúdos para elaborar as questões e faça as chaves de correção; elabore
as instruções sobre a maneira adequada de responder às perguntas
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análise
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Defina
o valor de cada questão e multiplique-o pelo número de respostas corretas
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como utilizar
as informações
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Liste
os conteúdos que os alunos precisam memorizar; ensine estratégias que
facilitem associações, como listas agrupadas por idéias, relações com
elementos gráficos e ligações com conteúdos já assimilados
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Prova
dissertativa
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definição
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Série
de perguntas que exijam capacidade de estabelecer relações, resumir, analisar
e julgar
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função
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Verificar
a capacidade de analisar o problema central, abstrair fatos, formular idéias
e redigi-las
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vantagens
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O aluno
tem liberdade para expor os pensamentos, mostrando habilidades de
organização, interpretação e expressão
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atenção
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Não
mede o domínio do conhecimento, cobre amostra pequena do conteúdo e não
permite amostragem
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planejamento
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Elabore
poucas questões e dê tempo suficiente para que os alunos possam pensar e
sistematizar seus pensamentos
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análise
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Defina
o valor de cada pergunta e atribua pesos a clareza das idéias, para a
capacidade de argumentação e conclusão e a apresentação da prova
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como
utilizar as informações
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Se o
desempenho não for satisfatório, crie experiências e motivações que permitam
ao aluno chegar à formação dos conceitos mais importantes
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Seminário
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definição
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Exposição
oral para um público leigo, utilizando a fala e materiais de apoio adequados
ao assunto
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função
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Possibilitar
a transmissão verbal das informações pesquisadas de forma eficaz
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vantagens
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Contribui
para a aprendizagem do ouvinte e do expositor, exige pesquisa, planejamento e
organização das informações; desenvolve a oralidade em público
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atenção
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Conheça
as características pessoais de cada aluno para evitar comparações na
apresentação de um tímido ou outro desinibido
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planejamento
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Ajude
na delimitação do tema, forneça bibliografia e fontes de pesquisa, esclareça
os procedimentos apropriados de apresentação; defina a duração e a data da
apresentação; solicite relatório individual de todos os alunos
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análise
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Atribua
pesos à abertura, ao desenvolvimento do tema, aos materiais utilizados e à
conclusão. Estimule a classe a fazer perguntas e emitir opiniões
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como
utilizar as informações
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Caso a
apresentação não tenha sido satisfatória, planeje atividades específicas que
possam auxiliar no desenvolvimento dos objetivos não atingidos
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Trabalho
em grupo
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definição
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Atividades
de natureza diversa (escrita, oral, gráfica, corporal etc) realizadas
coletivamente
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função
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Desenvolver
o espírito colaborativo e a socialização
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vantagens
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Possibilita
o trabalho organizado em classes numerosas e a abrangência de diversos
conteúdos em caso de escassez de tempo
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atenção
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Conheça
as características pessoais de cada aluno para evitar comparações na
apresentação de um tímido ou outro desinibido
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planejamento
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Proponha
uma série de atividades relacionadas ao conteúdo a ser trabalhado, forneça
fontes de pesquisa, ensine os procedimentos necessários e indique os
materiais básicos para a consecução dos objetivos
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análise
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Observe
se houve participação de todos e colaboração entre os colegas, atribua
valores às diversas etapas do processo e ao produto final
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como
utilizar as informações
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Em caso
de haver problemas de socialização, organize jogos e atividades em que a
colaboração seja o elemento principal
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Debate
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definição
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Discussão
em que os alunos expõem seus pontos de vista a respeito de assunto polêmico
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função
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Aprender
a defender uma opinião fundamentando-a em argumentos convincentes
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vantagens
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Desenvolve
a habilidade de argumentação e a oralidade; faz com que o aluno aprenda a
escutar com um propósito
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atenção
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Como
mediador, dê chance de participação a todos e não tente apontar vencedores,
pois em um debate deve-se priorizar o fluxo de informações entre as pessoas
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planejamento
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Defina
o tema, oriente a pesquisa prévia, combine com os alunos o tempo, as regras e
os procedimentos; mostre exemplos de bons debates. No final, peça relatórios
que contenham os pontos discutidos. Se possível, filme a discussão para
análise posterior
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análise
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Estabeleça
pesos para a pertinência da intervenção, a adequação do uso da palavra e a
obediência às regras combinadas
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como
utilizar as informações
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Crie
outros debates em grupos menores; analise o filme e aponte as deficiências e
os momentos positivos
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Relatório
individual
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definição
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Texto
produzido pelo aluno depois de atividades práticas ou projetos temáticos
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função
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Averiguar
se o aluno adquiriu conhecimento e se conhece estruturas de texto
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vantagens
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É
possível avaliar o real nível de apreensão de conteúdos depois de atividades
coletivas ou individuais
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atenção
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Evite
julgar a opinião do aluno
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planejamento
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Defina
o tema e oriente a turma sobre a estrutura apropriada (introdução,
desenvolvimento, conclusão e outros itens que julgar necessários, dependendo
da extensão do trabalho); o melhor modo de apresentação e o tamanho
aproximado
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análise
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Estabeleça
pesos para cada item que for avaliado (estrutura do texto, gramática, apresentação)
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como
utilizar as informações
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Só se
aprende a escrever escrevendo. Caso algum aluno apresente dificuldade em
itens essenciais, crie atividades específicas, indique bons livros e solicite
mais trabalhos escritos
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Autoavaliação
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definição
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Análise
oral ou por escrito, em formato livre, que o aluno faz do próprio processo de
aprendizagem
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função
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Fazer o
aluno adquirir capacidade de analisar suas aptidões e atitudes, pontos fortes
e fracos
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vantagens
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O aluno
torna-se sujeito do processo de aprendizagem, adquire responsabilidade sobre
ele, aprende a enfrentar limitações e a aperfeiçoar potencialidades
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atenção
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O aluno
só se abrirá se sentir que há um clima de confiança entre o professor e ele e
que esse instrumento será usado para ajudá-lo a aprender
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planejamento
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Forneça
ao aluno um roteiro de auto-avaliação, definindo as áreas sobre as quais você
gostaria que ele discorresse; liste habilidades e comportamentos e peça para
ele indicar aquelas em que se considera apto e aquelas em que precisa de
reforço
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análise
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Use
esse documento ou depoimento como uma das principais fontes para o
planejamento dos próximos conteúdos
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como
utilizar as informações
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Ao
tomar conhecimento das necessidades do aluno, sugira atividades individuais
ou em grupo para ajudá-lo a superar as dificuldades
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Observação
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definição
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Análise
do desempenho do aluno em fatos do cotidiano escolar ou em situações
planejadas
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função
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Seguir
o desenvolvimento do aluno e ter informações sobre as áreas afetiva,
cognitiva e psicomotora
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vantagens
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Perceber
como o aluno constrói o conhecimento, seguindo de perto todos os passos desse
processo
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atenção
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Faça
anotações no momento em que ocorre o fato; evite generalizações e julgamentos
subjetivos; considere somente os dados fundamentais no processo de aprendizagem
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planejamento
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Elabore
uma ficha organizada (check-list, escalas de classificação) prevendo
atitudes, habilidades e competências que serão observadas. Isso vai auxiliar
na percepção global da turma e na interpretação dos dados
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análise
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Compare
as anotações do início do ano com os dados mais recentes para perceber o que
o aluno já realiza com autonomia e o que ainda precisa de acompanhamento
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como
utilizar as informações
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Esse
instrumento serve como uma lupa sobre o processo de desenvolvimento do aluno
e permite a elaboração de intervenções específicas para cada caso
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Conselho
de classe
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definição
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Reunião
liderada pela equipe pedagógica de uma determinada turma
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função
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Compartilhar
informações sobre a classe e sobre cada aluno para embasar a tomada de decisões
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vantagens
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Favorece
a integração entre professores, a análise do currículo e a eficácia dos
métodos utilizados; facilita a compreensão dos fatos com a exposição de
diversos pontos de vista
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atenção
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Faça
sempre observações concretas e não rotule o aluno; cuidado para que a reunião
não se torne apenas uma confirmação de aprovação ou de reprovação
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planejamento
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Conhecendo
a pauta de discussão, liste os itens que pretende comentar. Todos os
participantes devem ter direito à palavra para enriquecer o diagnóstico dos
problemas, suas causas e soluções
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análise
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O
resultado final deve levar a um consenso da equipe em relação às intervenções
necessárias no processo de ensino-aprendizagem considerando as áreas afetiva,
cognitiva e psicomotora dos alunos
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como utilizar
as informações
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O
professor deve usar essas reuniões como ferramenta de autoanálise. A equipe
deve prever mudanças tanto na prática diária de cada docente como também no
currículo e na dinâmica escolar, sempre que necessário
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