LER E ESCREVER
Justificativa
Diante tudo que leio sobre alfabetização, principalmente baseando-me nos estágios de desenvolvimento da criança - segundo Piaget, a teoria sócio construtivista de Vigotsky e pelos princípios de uma educação focada na realidade do aluno de acordo com Paulo Freire. Vi a necessidade de desenvolver um projeto que interagisse com os alunos do Fundamental II, aqueles que já passaram por um processo de alfabetização e não obtiveram sucesso em seu aprendizado.
Objetivos
- Ter a realidade da criança como ponto de partida na construção de novos conhecimentos;
- Propiciar aos alunos diversos atos de leitura e escrita em contextos significativos e agradáveis;
- Criar conflitos para desestabilizar a hipótese da criança para que a envolva na solução de seus conflitos cognitivos;
- Trabalhar na zona de desenvolvimento proximal da criança;
- Utilizar jogos buscando favorecer a cooperação, troca, atitude de respeito, participação, construção de normas de comportamento, a capacidade de compreender e seguir instruções, o desenvolvimento da noção de números, geometria e medidas.
Método de Trabalho
É feito uma avaliação diagnóstica com todas as crianças para identificar aquelas que possuem alguma defasagem em relação a escrita e leitura, essas crianças que possuem dificuldades são retiradas da sala de aula e passam por uma avaliação individual para que se possa identificar seu problema em relação ao aprendizado, diagnosticada a dificuldade convoca-se aos responsáveis pela criança para uma conversa, nessa conversa pedimos autorização para que possamos trabalhar individualmente com a criança, sendo assim a criança começa a frequentar a sala de estudos acompanhada da professora para tentar avançar em seu aprendizado. Cada criança fica 1 hora por semana com a professora.
Trabalhando Nomes
A escolha dos nomes
Primeiramente trabalharei os nomes que apresentem mais sílabas simples.
Atividades comuns a todos os nomes:
- Formar o nome com alfabeto móvel;
- Recortar letras para formar o nome;
- Circular as letras do nome: num alfabeto ao redor de um retângulo cujo interior a criança escreve o nome;
- Colorir os quadradinhos de acordo com a quantidade de letras do nome;
- Circular as palavras que começam com a sílaba (destacada) do nome, numa lista;
- Desembaralhar as letras do nome;
- Formar palavras com a família silábica;
- Reconhecer outros nomes próprios iniciados da mesma forma que o nome trabalhado ou reconhecer nomes que tenham alguma semelhança;
- Quebra-cabeça: figuras ou nomes que tenham uma das sílabas trabalhada;
- Exploração de textos - de autores conhecidos ou produzidos especificamente para atender a necessidade - ricos de palavras com a letra explorada;
- Jogos: Trilha: amarelinha (cada casa contém palavras e o jogador escolhe uma delas para ler ao pegar a pedra de volta), roleta de sílabas, bingo de palavras, etc;
- Barquinho - O barquinho só leva palavras da família silábica em questão. o aluno fala uma palavra que é anotada no quadro e anotada por ele em sua folha. Nesta atividade podemos usar os dicionários ilustrados.
- Ditado colorido - O aluno recebe um cartãozinho contendo: a foto da criança, um texto já explorado e uma série de palavras com as sílabas exploradas. O ditado consiste na criança colorir a palavra que é ditada. Assim de forma dirigida, até identificar todas as palavras.
- Autoditados
Observações
- Nomes a serem trabalhados: nome da criança de seus familiares, dos colegas de sala, dos professores.
- Outra atividade constante será o bingo de nomes e de palavras.
- Subprojeto: IDENTIDADE, serão explorados documentos, família, características físicas e introdução a letra cursiva.
Avaliação
- Portfólio com o material de cada criança.
- Autoditados.
- Escrita espontânea.
- Observação dos avanços e dificuldades durante as atividades.
- Todas as observações são passadas para a Coordenação da Escola e também para os professores que ministram aulas para essa criança.
Prof. Cristina Nogueira
Lindo trabalho! Parabéns!
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