sexta-feira, 20 de setembro de 2013

NOSSO PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO


LER E ESCREVER

Justificativa

Diante tudo que leio sobre alfabetização, principalmente baseando-me nos estágios de desenvolvimento da criança - segundo Piaget, a teoria sócio construtivista de Vigotsky e pelos princípios de uma educação focada na realidade do aluno de acordo com Paulo Freire. Vi a necessidade de desenvolver um projeto que interagisse com os alunos do Fundamental II, aqueles que já passaram por um processo de alfabetização e não obtiveram sucesso em seu aprendizado.



Objetivos

  • Ter a realidade da criança como ponto de partida na construção de novos conhecimentos;
  • Propiciar aos alunos diversos atos de leitura e escrita em contextos significativos e agradáveis;
  • Criar conflitos para desestabilizar a hipótese da criança para que a envolva na solução de seus conflitos cognitivos;
  • Trabalhar na zona de desenvolvimento proximal da criança;
  • Utilizar jogos buscando favorecer a cooperação, troca, atitude de respeito, participação, construção de normas de comportamento, a capacidade de compreender e seguir instruções, o desenvolvimento da noção de números, geometria e medidas.
Método de Trabalho

É feito uma avaliação diagnóstica com todas as crianças para identificar aquelas que possuem alguma defasagem em relação a escrita e leitura, essas crianças que possuem dificuldades são retiradas da sala de aula e passam por uma avaliação individual para que se possa identificar seu problema em relação ao aprendizado, diagnosticada a dificuldade convoca-se aos responsáveis pela criança para uma conversa, nessa conversa pedimos autorização para que possamos trabalhar individualmente com a criança, sendo assim a criança começa a frequentar a sala de estudos acompanhada da professora para tentar avançar em seu aprendizado. Cada criança fica 1 hora por semana com a professora. 

Trabalhando Nomes

A escolha dos nomes
Primeiramente trabalharei os nomes que apresentem mais sílabas simples.
Atividades comuns a todos os nomes:
  • Formar o nome com alfabeto móvel;
  • Recortar letras para formar o nome;
  • Circular as letras do nome: num alfabeto ao redor de um retângulo cujo interior a criança escreve o nome;
  • Colorir os quadradinhos de acordo com a quantidade de letras do nome;
  • Circular as palavras que começam com a sílaba (destacada) do nome, numa lista;
  • Desembaralhar as letras do nome;
  • Formar palavras com a família silábica;
  • Reconhecer outros nomes próprios iniciados da mesma forma que o nome trabalhado ou reconhecer nomes que tenham alguma semelhança;
  • Quebra-cabeça: figuras ou nomes que tenham uma das sílabas trabalhada;
  • Exploração de textos - de autores conhecidos ou produzidos especificamente para atender a necessidade - ricos de palavras com a letra explorada;
  • Jogos: Trilha: amarelinha (cada casa contém palavras e o jogador escolhe uma delas para ler ao pegar a pedra de volta), roleta de sílabas, bingo de palavras, etc;
  • Barquinho - O barquinho só leva palavras da família silábica em questão. o aluno fala uma palavra que é anotada no quadro e anotada por ele em sua folha. Nesta atividade podemos usar os dicionários ilustrados.
  • Ditado colorido - O aluno recebe um cartãozinho contendo: a foto da criança, um texto já explorado e uma série de palavras com as sílabas exploradas. O ditado consiste na criança colorir a palavra que é ditada. Assim de forma dirigida, até identificar todas as palavras.
  • Autoditados
Observações

  • Nomes a serem trabalhados: nome da criança de seus familiares, dos colegas de sala, dos  professores.
  • Outra atividade constante será o bingo de nomes e de palavras.
  • Subprojeto: IDENTIDADE, serão explorados documentos, família, características físicas e introdução a letra cursiva.
Avaliação

  • Portfólio  com o material de cada criança.
  • Autoditados.
  • Escrita espontânea.
  • Observação dos avanços e dificuldades durante as atividades.
  • Todas as observações são passadas para a Coordenação da Escola e também para os professores que ministram aulas para essa criança.
Prof. Cristina Nogueira
Licenciada em Letras





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