segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Dicas importantes para a gestão da sala de aula


Inicio das Aulas

1.    Se possível chegue à sala antes do início da aula. Coloque o objetivo da aula no quadro, organize os recursos de ensino ou tecnologia que irá utilizar.
2.    Cumprimente os alunos na porta.
3.    Quando todos estiverem na sala, tente estabelecer um contato visual com todos e garantir o silêncio antes de “começar a aula”.
4.    Verifique o layout da sala de aula. O layout afeta as formas dos alunos interagirem. Fileiras de carteiras viradas para a frente da sala tendem a implicar um modelo de ensino centrado no professor e a interação principal ocorre entre alunos e professor.
5.    Os alunos devem ouvir as orientações/saudações iniciais do professor para que a aula seja bem encaminhada.
6.    Esta é também uma oportunidade de se estabelecer o CPC – Compromisso Pedagógico Compartilhado: rotinas, regras e orientações de sala de aula frente ao desenvolvimento da disciplina, para a movimentação em sala de aula, para a maneira de entrar e sair da sala de aula, para os momentos de perguntas e respostas orais (o arquivo do CPC está disponível para download, clique aqui).
7.    A chamada pode ser feita nesse momento, ajudando a estabelecer o controle da turma.

Desenvolvimento da aula 

8.    Seja claro quanto aos objetivos da aula.
9.    As aulas devem ser contextualizadas: o que foi feito no semestre passado? aula passada?  Ou: o que se fará nessa aula? onde isso levará o grupo e porque é importante nesta disciplina específica?
10.    Tente aprender e se dirigir aos alunos pelo nome. A gestão da sala de aula se torna mais fácil em vez de apresentar comentários vagos ao grupo de alunos. Podem ser realizadas dinâmicas de apresentação.
11.    Seja claro e conciso quando der instruções para atividades que você espera que os alunos realizem.
12.    O ritmo da aula deve ser rápido e marcado por um propósito definido.
13.    Ande pela sala para localizar os problemas potenciais. Ofereça ajuda se vir problemas ocorrendo, caminhe em direção a locais problemáticos.
14.    O desempenho esperado deve ser reforçado por elogios.
15.    Quando desejar mudar uma atividade, seja claro quanto ao modo como pretende que os alunos realizem a nova atividade e quanto tempo ela levará.
16.    É quase sempre melhor dar um “exemplo” para toda a sala a fim de verificar se todos entendem o que tem que fazer.
17.    Quando achar que o tempo que deu aos alunos para um exercício/tarefa esgotou, pense se um pouco mais de tempo ainda é necessário para que toda a sala consiga concluir.
18.    Seja flexível, mas pense se seus limites de tempo precisam ser alterados em atividades similares em planos de aula futuros.
19.    Use sua voz para ajudar a manter o controle e gestão da sala. Use toda a capacidade de sua voz para tornar interessante aquilo  que você diz e motivar os alunos a ouvir, varie o tom, o volume, a altura, a inflexão e o ritmo da fala para conferir-lhe interesse.

Conclusão da aula
20.    A aula deve ter um encerramento completo e tangível, da mesma forma que tem um início definido. O encerramento de uma aula provavelmente definirá as opiniões dos alunos com relação a suas experiências de aprendizagem com a sua disciplina. Informe-os daquilo que encontrarão na próxima aula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário