Nem todas as situações que envolvem um trabalho em equipe podem ser previstas. Por isso, um líder deve sempre estar pronto para se deparar com o inesperado. Observar, medir e acompanhar o desenvolvimento real dos companheiros de trabalho é uma prática considerada essencial para uma boa liderança.
A comunicação da equipe pode apresentar sinais importantes, que devem ser utilizados como parâmetros pela liderança ao avaliar como está caminhando o seu trabalho.
Uma equipe quase sempre é reflexo do trabalho do líder, então, se algo está indo mal, deverá ser observado também o seu próprio comportamento, a forma como está se comunicando com os membros e como está delegando as funções.
Ferramentas para liderança
A comunicação é fator primordial no sucesso das equipes e o líder deve ficar atento aos detalhes que fazem a diferença no resultado final.
As equipes de sucesso costumam apresentar algumas características comuns, que devem ser utilizadas pela liderança:
Frequência na comunicação: Uma equipe que não consegue manter a comunicação saudável pode apresentar um menor desempenho. Tanto os líderes como seus companheiros devem aprender a falar e a ouvir de forma equilibrada. A comunicação deve ser saudável, tanto em ambiente formal quanto informal, de modo a favorecer o desempenho das equipes.
Conhecimento: A busca pela informação e desenvolvimento de novas ideias pela liderança e companheiros deve proporcionar uma visão mais ampla das atividades e estratégias. Por isso, esteja pronto para conectar-se com fontes externas e conseguir transmitir novos conhecimentos a sua equipe.
Observação: Observar e desenvolver uma visão ampla é essencial para o sucesso na liderança. Perceba a forma como as pessoas dentro da sua equipe se comunicam, incluindo gestos, voz e diálogos formais e informais. A comunicação não verbal é tão importante quanto a verbal, por isso, observar é uma ferramenta favorável na liderança. Ensine aos seus companheiros que não é o que se diz que prejudica a comunicação, mas sim a forma como se diz.
Padrões: Os padrões da comunicação surpreendem. Conhecendo tais características, fica fácil prever como a equipe vai se sair diante de diferentes situações. Com base nesses padrões, é possível alinhar o comportamento do grupo e melhorar os resultados a cada novo desafio.
Habilidades: A maioria das habilidades podem ser treinadas nos indivíduos no dia a dia, independentemente de estar presente em menor ou maior parte da personalidade. Invista em aprendizados e estudos que favoreçam a sua equipe.
Vamos começar com uma premissa: qual é o papel de
um líder?
Esqueça quase tudo o que tem ouvido a respeito e compreenda que a
liderança começa com o entendimento de seu OBJETIVO na função. Logo, o papel de
um líder na gestão de um empreendimento comercial, por exemplo, é a obtenção de
lucro para a empresa. Se você é líder de um departamento de RH, seu objetivo é
otimizar financeiramente e tecnicamente os profissionais da empresa. Se você é
líder de uma linha de montagem, seu objetivo é otimizar os custos de produção
com produtividade e qualidade do produto final. Se você é um gestor de uma escola, seu objetivo é facilitar a interação dos grupos componentes do universo escolar, tendo como foco a construção coletiva do projeto pedagógico, da cidadania, da ampla e consciente participação da comunidade e do pleno significado de direitos e deveres individuais e de cada segmento. E assim por diante...
Agora que você sabe de seu objetivo, ou seja, o que
a sua instituição espera de você, comece a desenvolver as ferramentas necessárias para
o alcance desse objetivo. Vamos a elas:
1 - Você deve dominar a operação. Logo, a primeira
ferramenta para liderar com eficiência é ter o CONHECIMENTO daquilo que está
sob o seu comando. Um líder leigo ou inseguro quanto a suas rotinas ou às
demandas das suas atividades não será capaz de liderar uma equipe.
2 - De posse do conhecimento das atividades cabe ao
líder selecionar com mais critério os profissionais que pertencerão à sua
equipe. Logo, é papel do líder saber RECRUTAR profissionais com o perfil
adequado para a execução das tarefas sob a sua gestão.
3 - Liderando uma equipe já estabelecida ou recém
contratada, é papel do líder ORIENTAR e DESENVOLVER profissionalmente seu
pessoal, atribuindo valores às suas funções, destacando a importância do
trabalho de cada um para a instituição e apontando os prejuízos tangíveis e
intangíveis de um trabalho errado ou negligente.
4 - Orientar e desenvolver pessoas com eficiência
envolve também uma habilidade chamada CONVENCER, que no pepel do líder combina
mais com PERSUADIR as pessoas a concordar com suas ideias, projetos e mudanças
em seu local de trabalho. Um líder sem argumentos e incapaz de convencer seus companheiros com suas opiniões, dificilmente conseguirá adesão de todo o grupo para
implantar as mudanças e melhorias necessárias para o alcance de seus objetivos.
Principalmente quando essas mudanças forem na área comportamental. Por isso o
líder deve ser um grande influenciador, e sua postura e comportamento têm papel
fundamental para que ele alcance com êxito sua tarefa de convencer mudanças e
projetos à sua equipe. O líder deve desenvolver, antes de mais nada, o seu
marketing pessoal para melhorar sua aceitação perante o grupo e facilitar o seu
trabalho de liderar.
5 - Por fim, dentro da rotina de um líder está a
mais importante de todas as as funções para a manutenção de um trabalho
eficiente, que é a de ACOMPANHAR o trabalho e o desempenho da equipe. Cabe ao
líder mostrar-se presente no dia a dia das pessoas acompanhando-as
individualmente, fazendo perguntas esporádicas sobre um procedimento ou outro,
conferindo a execução de algumas atividades, perguntando se o desenvolvimento
do trabalho está satisfatório, se há algo que possa ser aprimorado, enfim,
mostrar-se interessado não apenas em fiscalizar e conferir a execução das
tarefas, mas em ouvir o que o companheiro tem a dizer além do trivial. Nessa
etapa é que está o papel MOTIVACIONAL de um líder. Não há como motivar uma
equipe ou um indivíduo se o líder não estiver próximo acompanhando e mensurando
o desenvolvimento e o desempenho de seus companheiros.
Muitos dizem erroneamente que para motivar um
companheiro deve-se melhorar o seu salário, oferecer benefícios, e etc. Essa
teoria reduz a função de um líder para mero fiscal ou encarregado, ou seja,
transforma o companheiro em "cachorrinho", aquele que faz seu trabalho
bem feito em troca de bugigangas, e não motivado por argumentos práticos e
ambiciosos da profissão.
O líder deve sempre estar em contato com seus
liderados, e essa iniciativa deve partir dele, e não do companheiro. Esse
contato estreita o relacionamento e o respeito de um pelo outro, permitindo uma
troca de ideias e opiniões muito saudável para o crescimento de ambos.
Mas cuidado para não confundir o aspecto
profissional com o pessoal. O líder deve envolver-se nos problemas pessoais de
sua equipe somente naquilo que impacta em seu desempenho na organização. É
preciso ter muito cuidado com a relação de amizade entre ambos, pois isso pode
provocar ciúmes, inveja ou incômodos por parte dos outros membros da equipe,
além de interferir na relação de comando e autoridade do líder para com o seu
"amigo" subordinado.
Para finalizar quero fazer um desafio a você líder ou você que quer ocupar uma função de liderança:
além de oferecer resultados dentro do objetivo da instituição para qual a sua
liderança se destina, você é um líder INSPIRADOR? Sua equipe te admira e se
orgulha de ser liderada por você? Use sempre esse termômetro para medir seu
desempenho como líder. Não basta ser amigo e querido pelos seus companheiros. Um
bom líder, além de dar resultados à instituição, é sempre motivo de inspiração e
admiração por parte de sua equipe, e esse é o diferencial para o alcance de
seus resultados: uma equipe comprometida com a instituição e com o bom relacionamento sob
a sua liderança.
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