sexta-feira, 1 de novembro de 2013

LIDERANÇA E COMUNICAÇÃO


Nem todas as situações que envolvem um trabalho em equipe podem ser previstas. Por isso, um líder deve sempre estar pronto para se deparar com o inesperado. Observar, medir e acompanhar o desenvolvimento real dos companheiros de trabalho é uma prática considerada essencial para uma boa liderança.

A comunicação da equipe pode apresentar sinais importantes, que devem ser utilizados como parâmetros pela liderança ao avaliar como está caminhando o seu trabalho.
Uma equipe quase sempre é reflexo do trabalho do líder, então, se algo está indo mal, deverá ser observado  também o seu próprio comportamento, a forma como está se comunicando com os membros e como está delegando as funções.

Ferramentas para liderança

A comunicação é fator primordial no sucesso das equipes e o líder deve ficar atento aos detalhes que fazem a diferença no resultado final.
As equipes de sucesso costumam apresentar algumas características comuns, que devem ser utilizadas  pela liderança:
Frequência na comunicação: Uma equipe que não consegue manter a comunicação saudável pode apresentar um menor desempenho. Tanto os líderes como seus companheiros devem aprender a falar e a ouvir de forma equilibrada. A comunicação deve ser saudável, tanto em ambiente formal quanto informal, de modo a favorecer o desempenho das equipes.
Conhecimento: A busca pela informação e desenvolvimento de novas ideias pela liderança  e companheiros deve proporcionar uma visão mais ampla das atividades e estratégias. Por isso, esteja pronto para conectar-se com fontes externas e conseguir transmitir novos conhecimentos a sua equipe.
Observação: Observar e desenvolver uma visão ampla é essencial para o sucesso na liderança. Perceba a forma como as pessoas dentro da sua equipe se comunicam, incluindo gestos, voz e diálogos formais e informais. A comunicação não verbal é tão importante quanto a verbal, por isso, observar é uma ferramenta favorável na liderança. Ensine aos seus companheiros que não é o que se diz que prejudica a comunicação, mas sim a forma como se diz.
Padrões: Os padrões da comunicação surpreendem. Conhecendo tais características, fica fácil prever como a equipe vai se sair diante de diferentes situações. Com base nesses padrões, é possível alinhar o comportamento do grupo e melhorar os resultados a cada novo desafio.
Habilidades:  A maioria das habilidades podem ser treinadas nos indivíduos no dia a dia, independentemente de estar presente em menor ou maior parte da personalidade.  Invista em aprendizados e estudos que favoreçam a sua equipe.
Vamos começar com uma premissa: qual é o papel de um líder? 
Esqueça quase tudo o que tem ouvido a respeito e compreenda que a liderança começa com o entendimento de seu OBJETIVO na função. Logo, o papel de um líder na gestão de um empreendimento comercial, por exemplo, é a obtenção de lucro para a empresa. Se você é líder de um departamento de RH, seu objetivo é otimizar financeiramente e tecnicamente os profissionais da empresa. Se você é líder de uma linha de montagem, seu objetivo é otimizar os custos de produção com produtividade e qualidade do produto final. Se você é um gestor de uma escola, seu objetivo é  facilitar a interação dos grupos componentes do universo escolar, tendo como foco a construção coletiva do projeto pedagógico, da cidadania, da ampla e consciente participação da comunidade e do pleno significado de direitos e deveres individuais e de cada segmento. E assim por diante...

Agora que você sabe de seu objetivo, ou seja, o que a sua instituição espera de você, comece a desenvolver as ferramentas necessárias para o alcance desse objetivo. Vamos a elas:

1 - Você deve dominar a operação. Logo, a primeira ferramenta para liderar com eficiência é ter o CONHECIMENTO daquilo que está sob o seu comando. Um líder leigo ou inseguro quanto a suas rotinas ou às demandas das suas atividades não será capaz de liderar uma equipe.

2 - De posse do conhecimento das atividades cabe ao líder selecionar com mais critério os profissionais que pertencerão à sua equipe. Logo, é papel do líder saber RECRUTAR profissionais com o perfil adequado para a execução das tarefas sob a sua gestão.

3 - Liderando uma equipe já estabelecida ou recém contratada, é papel do líder ORIENTAR e DESENVOLVER profissionalmente seu pessoal, atribuindo valores às suas funções, destacando a importância do trabalho de cada um para a instituição e apontando os prejuízos tangíveis e intangíveis de um trabalho errado ou negligente.

4 - Orientar e desenvolver pessoas com eficiência envolve também uma habilidade chamada CONVENCER, que no pepel do líder combina mais com PERSUADIR as pessoas a concordar com suas ideias, projetos e mudanças em seu local de trabalho. Um líder sem argumentos e incapaz de convencer seus companheiros com suas opiniões, dificilmente conseguirá adesão de todo o grupo para implantar as mudanças e melhorias necessárias para o alcance de seus objetivos. Principalmente quando essas mudanças forem na área comportamental. Por isso o líder deve ser um grande influenciador, e sua postura e comportamento têm papel fundamental para que ele alcance com êxito sua tarefa de convencer mudanças e projetos à sua equipe. O líder deve desenvolver, antes de mais nada, o seu marketing pessoal para melhorar sua aceitação perante o grupo e facilitar o seu trabalho de liderar.

5 - Por fim, dentro da rotina de um líder está a mais importante de todas as as funções para a manutenção de um trabalho eficiente, que é a de ACOMPANHAR o trabalho e o desempenho da equipe. Cabe ao líder mostrar-se presente no dia a dia das pessoas acompanhando-as individualmente, fazendo perguntas esporádicas sobre um procedimento ou outro, conferindo a execução de algumas atividades, perguntando se o desenvolvimento do trabalho está satisfatório, se há algo que possa ser aprimorado, enfim, mostrar-se interessado não apenas em fiscalizar e conferir a execução das tarefas, mas em ouvir o que o companheiro tem a dizer além do trivial. Nessa etapa é que está o papel MOTIVACIONAL de um líder. Não há como motivar uma equipe ou um indivíduo se o líder não estiver próximo acompanhando e mensurando o desenvolvimento e o desempenho de seus companheiros.

Muitos dizem erroneamente que para motivar um companheiro deve-se melhorar o seu salário, oferecer benefícios, e etc. Essa teoria reduz a função de um líder para mero fiscal ou encarregado, ou seja, transforma o companheiro em "cachorrinho", aquele que faz seu trabalho bem feito em troca de bugigangas, e não motivado por argumentos práticos e ambiciosos da profissão.

O líder deve sempre estar em contato com seus liderados, e essa iniciativa deve partir dele, e não do companheiro. Esse contato estreita o relacionamento e o respeito de um pelo outro, permitindo uma troca de ideias e opiniões muito saudável para o crescimento de ambos.

Mas cuidado para não confundir o aspecto profissional com o pessoal. O líder deve envolver-se nos problemas pessoais de sua equipe somente naquilo que impacta em seu desempenho na organização. É preciso ter muito cuidado com a relação de amizade entre ambos, pois isso pode provocar ciúmes, inveja ou incômodos por parte dos outros membros da equipe, além de interferir na relação de comando e autoridade do líder para com o seu "amigo" subordinado.

Para finalizar quero fazer um desafio a você líder ou você que quer ocupar uma função de liderança: além de oferecer resultados dentro do objetivo da instituição para qual a sua liderança se destina, você é  um líder INSPIRADOR? Sua equipe te admira e se orgulha de ser liderada por você? Use sempre esse termômetro para medir seu desempenho como líder. Não basta ser amigo e querido pelos seus companheiros. Um bom líder, além de dar resultados à instituição, é sempre motivo de inspiração e admiração por parte de sua equipe, e esse é o diferencial para o alcance de seus resultados: uma equipe comprometida com a instituição e com o bom relacionamento sob a sua liderança.

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